"Notícias úteis da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Santa Cruz, Campo Grande, Bangu e Realengo Editor: Jessé Cardoso Redação: Rua Oscar Guanabarino, 96 Campo Grande, telefone (21) 9 8521 3639
Concluída a perfuração da primeira galeria do túnel de Campo Grande
Nesta sexta-feira (20/09) foi realizada a última detonação da primeira galeria do túnel sob o morro Luís Bom, concluindo assim a perfuração no trecho que ligará a Estrada da Caroba à Estrada da Posse. Os investimentos das obras do Anel Viário ultrapassam os R$ 286 milhões e a previsão de término é no segundo semestre de 2025. O investimento total para o Plano de Mobilidade de Campo Grande é de quase R$ 1 bilhão. A detonação foi acompanhada pela secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, e pelo subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.Com duas galerias de 513 metros de extensão cada, o primeiro túnel de Campo Grande encurtará o deslocamento dentro do bairro e as distâncias até a Avenida Brasil. Além das pistas para os motoristas, será construída uma ciclovia nas laterais.
Com a conclusão da perfuração da primeira galeria, a próxima etapa será a construção da infraestrutura local, como as pistas para os motoristas e ciclovia e faixa para pedestres nas laterais.
Somente na obra do túnel são mais de 1.200 empregos gerados diretamente e indiretamente, em três turnos diários de trabalho. Nesta galeria foram escavadas mais de 225 toneladas de material carregadas em quase 14 mil viagens de caminhão. A outra galeria segue sendo perfurada.
Plano de Mobilidade de Campo Grande
Melhorias viárias, quilômetros de pistas novas, com drenagem de galerias pluviais, calçadas e asfalto liso também estão previstas. Assim como a ligação da Estrada da Posse e da Estrada do Tinguí com a Avenida Brasil, além da alça viária da Sete Riachos com a principal via expressa do Rio.
Outras intervenções contemplam o Plano de Mobilidade com a duplicação de alguns dos principais acessos a Campo Grande — como as estradas da Cachamorra e do Lameirão e as melhorias viárias da Cesário de Melo e Monteiro. Para finalizar o pacote, serão contemplados também o Largo da Maçonaria e a execução do Binário Rio-São Paulo.